Agricultura familiar, agroecologia e políticas públicas no assentamento Sadia Vale Verde/Cáceres, MT

Autores

  • Maurício Ferreira Mendes Mestrando em Ambiente e Produção Agrícola da UNEMAT
  • Manoel Calaça UFG
  • Sandra Mara Alves da Silva Neves UNEMAT
  • Marcela de Almeida Silva UNEMAT
  • Jesã Pereira Kreitlow UNEMAT

Resumo

A agricultura familiar brasileira ao longo de toda nossa história sempre produziu a maioria dos alimentos consumidos pela população, porém sempre foi inibida por falta de políticas públicas de apoio e fomento. Porém a partir de 2002 essa realidade começou a mudar, com a criação de novas políticas para o setor rural brasileiro. O objetivo deste trabalho foi investigar a produção agroecológica e a extrativista, bem como a comercialização via política pública realizada pelas agricultoras do assentamento Sadia Vale Verde em Cáceres/MT. Utilizou-se a metodologia de diagnóstico rural participativo. Constatou-se que no assentamento Sadia Vale Verde são produzidos diversos produtos agrícolas agroecológicos e extrativistas que diversificam a alimentação das famílias e dos 1.973 alunos de cinco escolas do município de Cáceres, gerando uma renda R$ 78.000,00 as agricultoras do assentamento em contrato com o Governo Federal em 2014. Palavras-chave: Assentamento rural; Produção Diversificada; Renda; Segurança Alimentar e Nutricional.

Biografia do Autor

Manoel Calaça, UFG

Professor da UFG

Sandra Mara Alves da Silva Neves, UNEMAT

Professora da UNEMAT

Marcela de Almeida Silva, UNEMAT

UENMAT

Jesã Pereira Kreitlow, UNEMAT

UNEMAT

Referências

BUAINAIN, A. M. Agricultura familiar, agroecologia e desenvolvimento sustentável: questões para o debate. Brasília: IICA, 1 ed. 2006. 136p.

Fórum Brasileiro de Segurança alimentar e Nutricional (FBSAN). A terceirização da comida. Revista Proposta. a. 33, p. 57-61, 2009.

GRISA, C. Políticas públicas para a Agricultura Familiar no Brasil: produção e institucionalização das ideias. 2012. 280f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, 2012.

MEDEIROS, L.; LEITE, S. A. A formação dos assentamentos rurais no Brasil: processos sociais e políticas públicas. Porto Alegre, Rio de Janeiro: Ed. Universidade UFRGS/CPDA, 1999. 307p.

PANDOLFO, M. C. O Programa de Aquisição de Alimentos como instrumento revitalizador dos mercados regionais. Revista Agriculturas, v. 5, n. 2, p. 14-17, jun./2008.

VERDEJO, M. E. Diagnostico Rural Participativo: Guia prático DRP. Brasília: MDA/Secretaria Da Agricultura familiar, 2010. 61p.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 6. Políticas Públicas.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>