Sistema agroflorestal da UFPE: resultados de 5 anos de manejo
Resumo
Em 2010 alunos de Ciências Biológicas da UFPE deram início ao manejo de uma agrofloresta nas proximidades do CCB. De lá para cá o agroecossistema se consolidou, atualmente com diversidade de 36 espécies e abundância aproximada de 57 árvores e arbustos, e um solo bastante fértil. O grupo se fortaleceu, tornando-se o coletivo autônomo guazuma, e mostrando que é possível um processo pedagógico autônomo através da agroecologia. Dentro desse contexto, o trabalho foi oficializado, tornando-se atualmente projeto de extensão, que fortalece e divulga a importantíssima relação entre conservação da biodiversidade e produção de alimentos limpos, na perspectiva de agroecossistemas sustentáveis.Referências
FREIRE, P. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: Saberes necessários à Prática Educativa. 1996. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/espanhol/pdf%5Cpedagogia_da_autonomia_-_paulofreire.pdf. Acesso em: 28 out. 2014.
GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 4. ed. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2009. 658p.
JATOBA, T. B. JARDIM DIDÁTICO AGROFLORESTAL: VIVÊNNCIAS PERMACULTURAIS E AGROECOLÓGICAS NA UFPE. 2011. 40f. Monografia (Trabalho de Graduação em Ciências Biológicas) - Centro de Ciências Biológicas, Universidade federal de Pernanbuco, Recife, 2011.
PENEREIRO, F. M; BRILHANTE, M, O. Proposta de classificação em grupos sucessionais para espécies agroflorestais. Disponível em: http://www.sct.embrapa.br/cdagro/tema01/01tema58.pdf Acessado em: 28 out. 2014.
REIS, A.; BECHARA, F. C.; ESPÍNDOLA, M. B; VIEIRA, N. K.; SOUZA, L. L. Restauração de áreas degradadas: a nucleação como base para incrementar os processos sucessionais. Natureza & Conservação. v. 1, n. 1, p. 28-36, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).