Estudo da vida útil da bertalha em diferentes condições de armazenamento
Resumo
A bertalha, Basella alba L., é uma hortaliça bastante apreciada, mas com pouca informação pós-colheita. Objetivo deste trabalho foi avaliar a vida útil da bertalha em diferentes temperaturas ( ambiente, 10o C e 5oC) e tipos de embalagens (sem embalagem, embalagem aberta e bandeja envolta com filme plástico de baixa densidade), a fim de oferecer subsídios para um maior tempo de comercialização. Foi avaliado a aparência, cor através da medição dos parâmetros colorimétricos L*, a*, b*e perda de massa. A bertalha armazenadas a 10oC embaladas, permaneceram túrgidos e verdes até 15 dias após o armazenamento, demonstrando o seu vigor e rusticidade até mesmo na fase pós-colheita. Armazenda a 5o C houve manifestação de sintomas de chilling nas folhas, e em temperatura ambiente um rápido murchamento e perda de frescor.Referências
MADEIRA, R. N.; SILVA, P. C.; BOTREL, N.; MENDONÇA, J. L. M.; SILVEIRA, G. S. R.; PEDROSA, W. P. Manual de produção de hortaliças tradicionais. Brasília, DF: Embrapa, 2013. 153 p.
ROSHAN, A.; KUMAR, HN.; SHRUTHI, SD. A review on medicinal importance of Basella alba L. Internacional Journal of Pharmaceutical Sciences and Drug Research,Karnataka, India, v.4, n.2, p. 110-114, April- June, 2012.
Downloads
Publicado
2016-05-16
Edição
Seção
IX CBA 7. Saúde e Consumo.
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).