Água Como Dádiva e Penúria – Um Estudo De Caso Sobre o Abastecimento e Consumo Doméstico de Água em Assentamento Rural

Autores

  • Janice Rodrigues Placeres Borges PPGADR/UFSCAR
  • Milena Spegiorin Moreno Gomes UFSCAR

Resumo

Este trabalho teve por objetivo de caracterizar e analisar o abastecimento e consumo rural doméstico de água e suas interações com fatores socioeconômicos e ambientais de interferência. Para tanto, optou-se como estudo de caso o abastecimento e uso de água no assentamento Guarani, localizado na região de Ribeirão Preto, SP, uma das regiões mais capitalizadas e modernizadas do interior paulista. Metodologicamente, foi escolhida a família domiciliar como unidade de estudo. Foram aplicados questionários, gravadas entrevistas e realizada documentação fotográfica. Os resultados apontam para o abastecimento de água como um dos fatores de maior peso para o atual estado de vulnerabilidade em que se encontram os moradores do Guarani, assim como, o entrave para o desenvolvimento local e social. Dessa forma, a escassez de água no Guarani, é fruto não somente das características ambientais da área, mas também da omissão do Estado e do município que abriga o mesmo.

Biografia do Autor

Janice Rodrigues Placeres Borges, PPGADR/UFSCAR

Centro de Ciências Agrárias UFSCar Departamento de Socioeconomia Rural

Milena Spegiorin Moreno Gomes, UFSCAR

CCA-USFCAR

Referências

BORGES, J. R. P. A situação de vulnerabilidade socioambiental em assentamentos da reforma agrária – representções e práticas cotidianas. São carlos: RiMa/FAPESP. 2008.

COIMBRA, A.L. Água para consumo humano em escolas e comunidades rurais dos assentamentos da reforma agrária na região sul do rio Grande do Sul. Tese (Doutorado). UFSM. 2011.

____________ A Água como Desafio à Permanência na Terra: estudo sobre o potencial de captar água da chuva no assentamento Roseli Nunes. Anais … VII Congresso Brasileiro de Geografia. 10 a 16 de 2014. Vitória. ES.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Edição

Seção

IX CBA 8. Biodiversidade e Bens Comuns.