Diagnóstico espacial dos agricultores orgânicos certificados na área de atuação do CVT-MG Guayi
Resumo
A intenção deste trabalho é diagnosticar a distribuição geográfica dos agricultores de produção orgânica certificados na área de atuação do projeto CVT - MG/Guayi. Utilizou-se a base de dados do Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) constantes no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos, atualizado no mês de março de 2015. Para tal, foi elaborado um mapa através da base cartográfica do Estado de Minas Gerais disponibilizado pelo IBGE (2010), e usando o programa livre Quantum GIS. A análise espacial mostra que apenas cinco municípios, dos 33 que compreendem a área de atuação do projeto, possuem agricultores com certificação, representando 18% do total. Observou-se, que a participação em termos de produtores orgânicos que obtêm a certificação, também, é pequena. Para compensar este déficit, serão adotadas diversas estratégias nas ações executadas pelos pesquisadores e extensionistas do CVT / MG-Guayi no intuito de fomentar a expansão da agricultura orgânica e a agroecologia na região de atuação do Projeto, tais como cursos, encontros, palestras, tais como, a 8ª Semana de Integração tecnologica (SIT).Referências
ARAÚJO, S.F.D; PAIVA, D.S.M; FILGUEIRA, M.J. 2007. Orgânicos: expansão de mercado e certificação. Holos, 23(3).
BARBOSA, F.W.; SOUSA, P.E. 2012. Agricultura Orgânica no Brasil: características e desafios. Revista Economia & Tecnologia (RET), 8(4): 67-74.
BRANCHER, P.C. 2015. Importância da Certificação na Definição dos Preços de Produtos Orgânicos Praticados na Região Metropolitana de Curitiba. Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural www.sober.org.br/palestra/12/01O034.pdf acessado em 25.04.2015.
GRAZIANO, O. G, PIZZINATTO, N. K; GIULIANI C.A; FARAH, E. O; NETO, S. M.. 2006. A Certificação de Produtores Orgânicos no Brasil: um estudo exploratório. Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural. 2006. 17p.
MAPA, Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos http://www.agricultura.gov.br/desenvolvimentosustentavel/organicos/regularizacao-producao-organica, acessados em 25.04.15.
IBGE. 2012. Censo Agropecuário 2006. Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação. 774p.
MOOZ, E.D.; SILVA, M.V. 2014. Alimentos Orgânicos. Nutrire: Rev. Soc. Bras. Alim. Nutr. = J. Brazilian Soc. Food Nutr., 39(1):99-112.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).