Levantamento etnobotânico de quintais urbanos em Altamira, Pará
Resumo
O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento etnobotânico dos quintais agroflorestais urbanos no bairro Paixão de Cristo, Altamira, Pará. A metodologia de coleta de dados foi realizada via abordagem qualitativa utilizando técnicas de entrevista semiestruturada, seguindo um roteiro-guia padrão. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva com o auxílio do programa Microsoft Excel 2013™. Foram calculadas as frequências absolutas e relativas das respostas e elaboradas tabelas que auxiliaram a interpretação e discussão dos resultados. Após o levantamento das espécies, verificou-se a ocorrência de 54 espécies distribuídas em 35 famílias botânicas. De forma geral, os quintais urbanos do bairro Paixão de Cristo podem ser caracterizados como de alta riqueza de espécies de plantas distribuídas por diferentes categorias de uso e formas de vida.Referências
CARNIELLO, M. A. SILVA, R. dos S.; CRUZ, M. A. B da; GUARIM NETO, G. Quintais urbanos de Mirassol D’Oeste-MT, Brasil: uma abordagem etnobotânica. Acta Amazônica, v. 40, n. 3, p. 451 – 470, 2010.
SLINGER V. A. Peri-urban agroforestry in the Brazilian Amazon. Th e Geographical Review, v. 90, p. 177-90, 2000.
AQUINO, A. M.; ASSIS, R. L. Agricultura orgânica em áreas urbanas e periurbanas com base na agroecologia. Ambiente & Sociedade, v.10, p. 137-50, 2007.
HASTON, E; RICHARDSON. J. E.; STEVENS, P. F.; CHASE, M. W., HARRIS, D. J. APG III: a linear sequence of the families in APG III. Botanical Journal of the Linnean Society, v. 161, 128–131, 2009.
Missouri Botanical Garden - W3 Tropicos. Disponível em: <http://mmbot.mobot.org> Acesso em: 26 Mai. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).