Construção social de mercados alternativos em Córdoba, Espanha
Resumo
Nos últimos anos, devido à lógica de maximização dos benefícios a que responde o sistema agroalimentar globalizado, diversas iniciativas surgem e vêm mostrando uma preocupação crescente pelas consequências associadas ao consumo desmedido e, em concreto, com a alimentação artificializada. Novas opções que caminham entre a produção, distribuição e consumo, como é o caso de cooperativas, associações e redes de consumidores e produtores emergem com o objetivo de gerar relações de confiança mutua que rompem com os canais convencionais e globalizados. Dessa forma, no presente trabalho, buscou-se conhecer e sistematizar as experiências que priorizam a produção e consumo alternativos e conscientes na cidade de Córdoba, Espanha no período de setembro/2013 a agosto/2014. Entrar em contato com tais experiências nos demonstrou que outras formas de produzir, consumir e comercializar são possíveis e viáveis, e estão ganhando espaço no cenário agroalimentar.Referências
RUIZ, Á. J. La RED de consumidores e productores de Córdoba – un ejemplo de resistencia agroalimentaria. 2010. 143f. Dissertação (Mestrado em Agroecologia) – Universidad Internacional de Andalucía, Córdoba, Espanha. 2010.
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).