Avaliação de caracteres morfológicos em cultivares crioulas de milho no estádio de grão leitoso
Resumo
As cultivares Locais, tradicionais ou crioulas (CLTCs) constituem alternativas para pequenos produtores rurais como forma de obtenção das próprias sementes e também fontes de genes de resistência e tolerância a diversos tipos de estresses. O presente trabalho teve como objetivo avaliar caracteres morfológicos de 15 CLTCs no estádio de grão leitoso. Foram implantados três experimentos, em duas safras consecutivas, no município de Ibarama-RS em delineamento blocos ao acaso com três repetições de parcelas constituídas por duas linhas de 5m, com espaçamento 0,2m entre plantas e 0,9m entre fileiras. Foram avaliadas 15 plantas de cada cultivar para altura de planta, altura de inserção de espiga e diâmetro do colmo. As cultivares avaliadas apresentam grande variabilidade fenotípica em relação aos caracteres avaliados.Referências
CUNHA, K.S. Marcadores moleculares aplicados à seleção recorrente recíproca de famílias de irmãos completos em milho (ZeamaysL.). 2010. 86 f. Dissertação (Mestrado em Genética Melhoramento de Plantas)- Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campo dos Goytacazes, 2010.
MACHADO, A. T.; SANTILLI, J.; MAGALHÃES, R. A agrobiodiversidade com enfoque agroecológico: implicações conceituais e jurídicas. Embrapa Informação Tecnológica. Brasília, DF. 2008. (Texto para discussão, 34).
NASS, L.L; PELICANO,I.J; VALOIS, A.C.C. Utilization of genetics resources for mayze and soybean in Brazilian. Brazilianjournalofgenetics. Ribeirão Preto, SP. v. 16, n.4, 1993.
PELWING, A.B.; FRANK, L.B.; BARROS, I.I.B. Sementes crioulas: o estado da arte no Rio Grande do Sul. Revista de Extensão Rural, v. 46, n.2, p. 391-420, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).