Trabalho de campo na formação holística e crítica de estudantes de Agronomia: a experiência da disciplina de Desenvolvimento Rural - UFSM
Resumo
O ensino nas Universidades, em especial nos cursos de Agronomia, está baseado majoritariamente em uma formação tecnicista e analítica que dificulta a compreensão de realidades complexas. No entanto, existem espaços nas próprias Universidades que realizam uma abordagem distinta. É o caso da disciplina de Desenvolvimento Rural, do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria. A disciplina proporciona um contato com a realidade e a construção de uma visão holística do espaço rural através da realização de um trabalho de campo orientado pela Metodologia Análise Diagnóstico de Sistemas Agrário. Este artigo relata a experiência desenvolvida no município de Chiapetta/RS no segundo semestre de 2014. O exercício teórico-prático desenvolvido pela disciplina contribuiu para uma interpretação holística e crítica das dinâmicas existentes no espaço rural em questão, permitindo aos estudantes a identificação de ações técnicas adequadas aos diferentes contextos identificados.Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).