Experiência da unidade educativa de produção agroecológica do IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes.
Resumo
Em 2013 a unidade educativa de produção agroecológica do IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes com 0,7 ha foi implantada. Inicialmente o objetivo era a inserção da prática no cotidiano dos estudantes que desenvolviam projetos vinculados a produção orgânica e agroecológica, e também multiplicar as sementes que eram doadas pelos produtores. No ano de 2014 ocorreu a vinculação dessa parte da instituição com a Associação Agroecológica de Ouro Fino com o objetivo de obter a certificação orgânica desta área. Atualmente a unidade certificada pelo OPAC esta sob os cuidados do grupo Raiz do Campo, proporcionando aos estudantes contato com a prática, a convivência com agricultores e a possibilidade de desenvolver projetos e produzir em uma das primeiras unidades educativas de produção certificada do país.Referências
VEIGA, J. C., GUERRERO, A. R., FRANCO, P. F., GURGEL, C. A., HIRATA, A. R., ROCHA, L. C. D. Experiência do IFSULDEMINAS com as sementes crioulas. Cadernos de Agroecologia. Capa v. 9, n 3. 2014.
HIRATA, A. R., ROCHA, L. C. D., PEDINI, S., COELHO, R. A. Constituição da central de produtores orgânicos do Sul de Minas. III Encontro Internacional de Agroecologia “Redes para a Transição Agroecológica no Brasil e América Latina”. 31 de julho a 03 de agosto de 2013.
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).