Avaliando o primeiro ano de execução dos projetos de ATER para a Agroecologia - Caminhos para a sustentabilidade no Agreste, Sertão do Pajeú e Zona da Mata Sul de Pernambuco .
Resumo
Em 2013 foi lançada a Chamada Pública de ATER de nº 12/2013 direcionada para o desenvolvimento de trabalhos com foco na Agroecologia. Neste sentido o presente trabalho busca avaliar o primeiro ano de execução dos projetos ATER para a Agroecologia que vem sendo desenvolvidos pelo Centro Sabiá, apontando alguns resultados e avanços observados assim como os desafios a serem superados. A experiência vem sendo vivenciada junto a 2070 famílias que estão distribuídas em 3 regiões do Estado de Pernambuco ( Agreste, Sertão do Pajeú e Zona da Mata). Como resultados destaca-se o processo de diálogos e construções junto às famílias e organizações parceiras, sobre ATER e Agroecologia. A experiência também aponta alguns desafios a serem superados como as marcas assistencialistas fruto de outras experiências de ATER nas três regiões assim como a superação de entraves da execução da referida política pública junto ao Estado Brasileiro.Referências
BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Agrário. Chamada Pública Conjunta INCRA/MDA para seleção de Entidades Executoras de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Promoção da Agricultura Familiar Agroecológica, Orgânica e Agroextrativista para Regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste. Brasília, 2013. Disponível em: http://www.incra.gov.br/sites/default/files/uploads/assistencia-tecnica-mapa/chamada_publica_conjunta_agroecologia_incra_mda_norte_nordeste_centro_oeste.pdf. Acesso em 28 Abr. 2015.
DIAS, Marcelo Miná. Extensão Rural para Agricultores Assentados: uma análise das boas intenções propostas pelo “Serviço de ATES”. Caderno de Ciência e Tecnologia, v.21, n.3, p.499-543, set/dez. 2004. Disponível em: http://seer.sct.embrapa.br/index.php/cct/article/viewFile/8707/4892 Acesso em 01 Set. 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).