Espaços dialógicos como estratégia para superação das situações-limite frente ao sistema agroalimentar hegemônico.
Resumo
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) teve adesão pioneira à modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos para abastecer seus Restaurantes Universitários com gêneros alimentícios advindos da agricultura familiar. No sentido de ampliar esta compra, promover ações de tomada de consciência, desvelamento de situações-limite e principalmente com vistas ao fortalecimento da agricultura familiar, o projeto intitulado “A relação entre produção e consumo de alimentos produzidos pela agricultura familiar: a criação do mercado institucional com as Chamadas Públicas para abastecer os Restaurantes Universitários da UFPR” vem promovendo atividades de discussão, varal instigador sobre o atual modelo agroalimentar, cine-debates e organização de espaços dialógicos, visando ampliar os processos de tomada de consciência da comunidade acadêmica, contribuindo desta forma, com o fortalecimento do sistema agroalimentar contra-hegemônico.Referências
ANJOS, M.C.R. Fronteiras na construção e socialização do conhecimento científico e tecnológico: um olhar para a extensão universitária. 2014. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina.
BRASIL. Decreto Nº 7.775, de 4 de julho de 2012. Regulamenta o art. 19 da Lei no 10.696, de 2 de julho de 2003, que institui o Programa de Aquisição de Alimentos, e o Capítulo III da Lei no 12.512, de 14 de outubro de 2011, e dá outras providências. Casa Civil, Brasília, 4 de julho de 2012.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).