Dinâmica dos quintais agroflorestais na comunidade de Santa Luzia do Induá, Capitão Poço-Pará
Resumo
A maioria dos moradores da comunidade de Santa Luzia do Induá localizada no município de Capitão Poço (nordeste paraense) retira o sustento parcial ou total da sua família através da agricultura. Muitos utilizam o próprio quintal para esta finalidade também. Com o passar dos anos houve a diminuição dessas áreas também chamadas de quintais agroflorestais, devido o interesse pelo monocultivo de algumas culturas como pimenta-do-reino e laranja. Para a caracterização destes quintais foram realizadas aplicações de questionários com perguntas quantitativas e qualitativas com o objetivo de identificar as espécies vegetais ainda presente naquela área e determinar a causa da diminuição dos quintais ou até mesmo a substituição por outras. Foi considerada baixa a utilização dos quintais com diversidade de espécies, passando a ser monocultura dando preferências a laranja e a pimenta do reino com maior valor comercial agregadoReferências
LUNZ, Aureny Maria Pereira. Quintais agroflorestais e o cultivo de espécies frutíferas na Amazônia. Revista Brasileira de Agroecologia, Rondônia, v. 2, n. 2, p.1255-1258, out. 2007.
PEREIRA, C. N.; MANESCHY, R. Q.; OLIVEIRA, P. D.; OLIVEIRA, I. K De S. Caracterização de quintais agroflorestais no projeto de assentamento belo horizonte i, São Domingos do Araguaia, Pará. Agroecossistemas, v. 2, n. 1, p. 73-81, 2010.
ROSA, Leonilde dos Santos et al. Os quintais agroflorestais em áreas de agricultores familiares no município de Bragança-PA: composição florística, uso de espécies e divisão de trabalho familiar. Revista Brasileira de Agroecologia, Bragança, v. 2, n. 2, p.337-341, out. 2007.
SANTOS, A. da S. dos; OLIVEIRA, Lanna C. L. de; CURADO, Fernando F.; AMORIM, Lucas O. do. Caracterização e desenvolvimento de quintais produtivos agroecológicos na comunidade Mem de Sá, Itaporanga d’Ajuda-Sergipe. Revista Brasileira de Agroecologia 8(2): 100-111. 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).