Referências na prática agroecológica a partir do relato de experiência de um produtor familiar de Santa Maria de Jetibá – ES.
Resumo
A Agroecologia é tida como um campo do conhecimento de natureza multidisciplinar, cujos ensinamentos pretendem contribuir na construção de estilos de agricultura de base ecológica e na elaboração de estratégias de desenvolvimento rural. Neste sentido, o objetivo do presente relato consiste em apresentar enquanto referência, a prática agroecológica de um produtor familiar que vive da produção orgânica na Comunidade Pomerana do município de Santa Maria Jequitibá. Enquanto resultados, observou-se a produção de mais de 70 culturas que garantem o sustento familiar, bem como, o manejo agroecológico na propriedade, a partir da preservação dos recursos naturais, a rotação de cultura, os policultivos, a compostagem caseira, o controle de erosão, e a captação da água de chuva, que caracterizam a sustentabilidade baseada nos princípios agroecológicos.Referências
ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 2. ed. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2000. 110p.
Darolt M, R. Agricultura Orgânica: Um Estudo de Sustentabilidade na Região Metropolitana de Curitiba, Paraná. Dissertação de Doutorado. Curso Pós Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento, da Universidade Federal do Paraná. 2004.
PENTEADO, S. R. Introdução à Agricultura Orgânica: Normas e técnicas de cultivo. Campinas: Editora Grafimagem, 2000. 110 p.
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).