Entraves e potencialidades da implantação de práticas agroecológicas na universidade: Caso UTFPR – Pato Branco
Resumo
O trabalho relata a experiência da inserção de práticas agroecológicas de um experimento na área experimental da UTFPR, Câmpus Pato Branco. Com o objetivo de avaliar o potencial da aplicação de práticas agroecológicas durante o desenvolvimento do estudo, assim como os entraves enfrentados nesse processo. Constata-se que são necessárias algumas modificações na área experimental da UTFPR, estas de caráter ambiental "emergencial", auxiliando no processo de desenvolvimento de mais projetos voltados a essa perspectiva, atingindo ao mesmo tempo as reais necessidades do agricultor, de forma a construir conjuntamente os conhecimentos buscados.Referências
ALTIERI, M. A. Agroecología: principios y estrategias para diseñar sistemas agrarios sustentables. In: SARANDON, S. J. Agroecología: el camino hacia una agricultura sustentable. Buenos Aires – La Plata, 2002. p. 49-56.
GLIESSMAN, S.R., Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 3. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005. 653 p.
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).