Estágio de intervivência universitária: jovens universitários/as e agricultores/as ampliando as fronteiras do saber sobre campesinato e agroecologia
Resumo
Este relato apresenta a experiência do Estágio de Intervivência Universitária realizada pelo Núcleo de Agroecologia e Campesinato e a Licenciatura em Ciências Agrícolas da UFRPE em parceria com organizações não-governamentais de extensão rural agroecológica de Pernambuco com o objetivo de propiciar espaços de formação em agroecologia através da intervivência entre jovens universitários/as e jovens camponeses em comunidades rurais e na universidade. Os/as jovens puderam se apropriar de temas relativos a agroecologia e ao campesinato, e refletir sobre temas recorrentes entre “as juventudes” do campo e da cidade como identidade, sexualidade e profissionalização. Também puderam desnaturalizar e desconstruir ideias sobre estes temas.Referências
AGUIAR, M. V. de A. Educação e Agroecologia - que formação para a sustentabilidade? Revista Agriculturas, v. 7, nº 4, pp. 4-6, dez 2010.
SILVA, J. N. da. Aprendizado em extensão rural para além da sala de aula: a experiência dos estágios de vivência em comunidades rurais. In: TAVARAES DE LIMA, J. R.(Org). Agroecologia e Movimentos Sociais. Recife: Editora Bagaço, 2011. P:208-222.
UFRPE. Plano de desenvolvimento institucional - UFRPE 2013-2020. Recife, 2012.
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).