Diagnóstico da comercialização e descarte das embalagens de agrotóxicos no município de Altamira - Pará

Autores

  • Paula Jaqueline Antes Santana Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Altamira
  • Andrey Araujo Santos
  • Dayane Nascimento Neto Moura
  • Alex Guimarães Sanches

Resumo

Os agrotóxicos são produtos utilizados para controlar seres invasores considerados nocivos ao homem. O objetivo com este trabalho foi identificar os principais agrotóxicos comercializados no município de Altamira – Pará, e o destino das embalagens após a utilização. A presente análise foi realizada através da aplicação de questionário semi estruturado e conversas formais com os responsáveis técnicos das empresas. Os dados demonstraram que os herbicidas são os tipos de agrotóxicos que mais movimentam o comércio das casas agropecuárias, e mesmo com as orientações dos técnicos não há devolução das embalagens vazias para tomar o destino correto.

Biografia do Autor

Paula Jaqueline Antes Santana, Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Altamira

Discente do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Pará Altamira, PA

Andrey Araujo Santos

Discente do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Pará Altamira, PA

Dayane Nascimento Neto Moura

Discente do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Pará Altamira, PA

Alex Guimarães Sanches

Engenheiro Agronomo

Referências

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DISTRIBUIDORES DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS E VETERINÁRIOS. Institucional. Destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos. Disponível em: http://www.andav.com.br/repositorio/36.pdf> Acesso em: 27 de Abril de 2015.

BRASIL. Lei Federal nº9974/00 de 06 de junho de 2000. Altera a legislação de agrotóxicos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9974.htm > Acesso em 28 de Abril de 2015.

SCHESARI, L. Defensivos Agrícolas: como evitar dando a saúde e ao meio ambiente. Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia- IPAM. Série Boas Práticas – Volume 8. 2012. Disponível em: http://www.ipam.org.br/download/livro/Defensivos-agricolas-Como-evitar-danos-a-saude-e-ao-meio-ambiente/681>. Acesso em: 27 de Abril de 2015.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)