Percepção de agricultores e técnicos sobre sistemas agroflorestais de base agroecológica na região Centro-Sul de Mato Grosso do Sul
Resumo
Realizou-se uma pesquisa na região Centro-Sul do estado de Mato Grosso do Sul envolvendo agricultores familiares e técnicos com o objetivo de identificar a percepção sobre sistemas agroflorestais de base agroecológica, principalmente referente às principais dificuldades para se trabalhar com esses sistemas e alternativas para supri-las, bem como as demandas para apoiar a implementação desses sistemas. Foram entrevistados em março de 2015, vinte agricultores e oito técnicos, abordando-os aleatoriamente durante um Dia de Campo. Para tal, utilizou-se um roteiro semiestruturado composto por questões abertas e fechadas. Evidenciou-se que esses atores veem diversas dificuldades para se trabalhar com esses sistemas, porém elencaram a organização dos agricultores como estratégia principal para ajudar a superá-las. Também foram demandadas uma diversidade de ações para apoiar a implementação de SAFs biodiversos na região, as quais devem fazer parte das agendas de prioridades de entidades de extensão rural, pesquisa, ensino e dos governos federal, estadual e municipais.Referências
AMOROZO, M. C. M.; MING, L. C.; SILVA, S. M. P. (ed.) Métodos de coleta e análise de dados em etnobiologia, etnoecologia e disciplinas correlatas. Rio Claro, SP: SBEE, 2002.
PADOVAN, M. P.; CARDOSO, I. M. Panorama da situação dos Sistemas Agroflorestais no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 9, 2013, Ilhéus, BA. Palestra. Ilhéus BA: Instituto Cabruca, 2013.
PADOVAN, M. P. Sistemas agroflorestais biodiversos. In: PADOVAN, M. P.; PEZARICO, C. R.; OTSUBO, A. A. Tecnologias para a agricultura familiar. Dourados, MS: Embrapa Agropecuária Oeste, 2014.
Downloads
Publicado
2016-05-16
Edição
Seção
IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).