Diagrama de venn uma ferramenta norteadora para identificar as relações que integram a Associação Agroecológica de Produtores e Produtoras no Município de Salinópolis, PA.

Autores

  • Amanda Rayana da silva SANTOS Instituto Federal do Pará-Campus Castanhal
  • Wagner Luiz Nascimento do Nascimento Instituto Federal do Pará-Campus Castanhal
  • Alciene Oliveira Felizardo Instituto Federal do Pará-Campus Castanhal
  • John Clayton do Vale Modesto Instituto Federal do Pará-Campus Castanhal
  • Aldrin Mario da Silva Benjamin Instituto Federal do Pará-Campus Castanhal

Resumo

O objetivo do trabalho foi sistematizar os resultados da ferramenta metodológica abordada pelo Diagnóstico Rural Participativo (DRP), o Diagrama de Venn, para identificar as relações que se estabelecem entre os membros da associação e as instituições, para reconhecer a importância destes fatores nos processos de decisão e desenvolvimento dos sócios da Associação Agroecológica de Produtores e Produtoras no Município de Salinópolis- AAPRAS/ PA.A princípio foram identificadas as relações existentes que tenham relação com a comunidade. Por conseguinte, distribuiu-se as pessoas em grupos de discussão, logo após foram atribuídos papel recortados de diferentes tamanhos aos dessemelhantes atores. Foram identificadas relações institucionais próximos dos agricultores como o STTR, SEMAGRI; IFPA – Campus Castanhal, estes podem ser destacados como potencialidade. As demais instituições e os fatores socioeconômicos e infraestrutura são dificuldades encontradas.

Biografia do Autor

Amanda Rayana da silva SANTOS, Instituto Federal do Pará-Campus Castanhal

Estudante do 9º semestre de Agronomia, Voluntária do Nucleo de Estudos em Agroecologia de 2011 á 2014. Bolsista da Incubadora tecnológica de desenvolvimento e inovação de cooperativas e empreendimento Solidários - INCUBITEC no IFPA- Campus Castanhal.

Alciene Oliveira Felizardo, Instituto Federal do Pará-Campus Castanhal

Estudante do 9º semestre de Agronomia, Voluntária do Nucleo de Estudos em Agroecologia. Bolsista da Incubadora tecnológica de desenvolvimento e inovação de cooperativas e empreendimento Solidários - INCUBITEC no IFPA- Campus Castanhal.

John Clayton do Vale Modesto, Instituto Federal do Pará-Campus Castanhal

estudante do 9º semestre de agronomia do Instituto Federal do Pará-Campus Castanhal

Aldrin Mario da Silva Benjamin, Instituto Federal do Pará-Campus Castanhal

Professor do Instituto Federal do Pará-Campus Castanhal

Referências

Antonio José de Oliveira. A importância da comunicação na extensão rural. Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce. 2011. Disponivel em:www.ematerce.ce.gov.br/index.php/publicacoes/category/24?. Acesso 04/2015.

FARIA, A. A. da C.; NETO, P. S. F. Ferramentas do diálogo: qualificando o uso das técnicas do DRP: diagnóstico rural participativo. 2. ed. Brasília: Ministério doMeio Ambiente; Instituto Brasileiro de Educação, 2006. 76 p. ISBN 85-7738-052-1FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira.7.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. 93 p.

GUIJT, I.; CORNWALL, A. Editorial: critical reflections on the practice of PRA. London: IIDE, 1995. p. 2-7. (PRA Notes, 24). CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. Ação indigenista, eticidade e o diálogo interético. In:Estudos Avançados. São Paulo: USP. 14 (40), 2000. P. 213-230.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Salinópolis. IBGE, 2015. http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=150620&search=para|salinopolis. 03/2015.

KUMMER, L. Metodologia Participativa no meio rural: uma visão interdisciplinar, conceitos, ferramentas e vivências. Salvador: GTZ, 2007. 155 p.MOTA, D. M. da; SCHMITZ, H.; FREITAS, M. N. Pesquisa e agricultura familiar:contribuição para o debate. Raízes, Campina Grande, v. 26, n. 1-2, p.128-139, 2007.

VERDEJO, M. E. Diagnóstico Rural Participativo: Um Guia Prático DRP. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Secretaria de Agricultura Familiar,2006. 62p. Cadernos.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>