Práticas de base agroecológica no projeto de assentamento São Francisco (Canutama, sul do Amazonas).

Autores

  • JOSÉ CUNEGUNDES WECKNER RODRIGUES Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Jéssica Crintian Nunes dos Santos Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Luciano Ferreira Paes Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Márcio Freire das Chagas Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • André Moreira Bordinhon Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

Considerando diagnóstico realizado em 2012, no Projeto de Assentamento São Francisco, observou-se o interesse dos agricultores sobre a produção orgânica. Seus principais cultivos são: guaraná, mandioca, açaí e cupuaçu. Organizou-se uma oficina com o objetivo de demonstrar práticas agrícolas de base agroecológica que podem melhorar sua produção sem o uso de insumos industriais. A oficina contou com a participação de estudantes de graduação, professores e agricultores locais, interessadas em aprender sobre a produção orgânica. A oficina foi realizada em duas etapas: na primeira foi explanado sobre o que é a agroecologia e importância da relação homem e o meio ambiente. Na segunda etapa foram realizadas demonstrações de poda, capina e roçagem; coroamento e uso de biodefensivos. A oficina teve resultado satisfatório, pois houve participação dos moradores, onde demonstraram interesse em adotar as práticas de base agroecológicas.

Biografia do Autor

JOSÉ CUNEGUNDES WECKNER RODRIGUES, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM; curso em análise e planejamento financeiro pelo SEBRAE; Iniciando um pequeno negócio SEBRAE; Estagiou na Secretaria Municipal de Agricultura no Centro de Treinamento e Tecnologia e Produção em Aquicultura - CTTPA/Humaitá, atuando no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia - NUPEAS, bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Jéssica Crintian Nunes dos Santos, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduanda de Engenharia Agronômica, Universidade Federal do Amazonas, Bolsista do NUPEAS (Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM).

Luciano Ferreira Paes, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas, atuando no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia - NUPEAS, bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Márcio Freire das Chagas, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduando de Engenharia Agronômica na Universidade Federal do Amazonas, Bolsista voluntário do NUPEAS (Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM).

André Moreira Bordinhon, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000) , mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2004) e doutorado em Zootecnia (Nutricao e Producao Animal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas, Revisor de periódico da Journal of the World Aquaculture Society e Revisor de periódico da Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca , com ênfase em Aqüicultura.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)