Espécies florestais da mata atlântica: Usos e ocorrência na bacia hidrográfica do ribeirão São Bartolomeu, Viçosa-MG
Resumo
Desde sua criação em 2014, o grupo SAPUCAIA desenvolve atividades na comunidade rural do Palmital, localizada em Viçosa. O principal objetivo do grupo é entender as dinâmicas socioambientais da região e fomentar a transição em direção a sistemas agroecológicos. A comunidade abriga as primeiras e mais altas nascentes do Ribeirão São Bartolomeu, responsável por 60% do abastecimento de água da cidade de Viçosa. Além da importância ecológica da região, moradores locais guardam conhecimentos ancestrais e relevantes sobre a floresta e as árvores. Hoje em dia percebe-se não só a extinção biológica cada vez mais frequente dessas espécies, assim como a erosão do conhecimento popular sobre seus usos, funções e identificação. Nesse contexto, a partir do estudo Etnobotânico das árvores da região, o grupo busca instigar um processo consciente de re-aproximação do ser humano com a natureza e valorização do conhecimento local. No estudo foi possível identificar a percepção dos agricultores em relação às árvores assim como as principais espécies utilizadas hoje em dia e antigamente como Cedro (Cedrela fissilis), Jussara (Euterpe edulis) e Cabeludinha (Myrciaria glazioviana).Referências
ALBUQUERQUE, U. P.; LUCENA, R. F. P. (Org.) Métodos e técnicas na pesquisa etnobotânica. Recife, PE: NUPPEA, 2004.
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).