Princípios técnicos para construção de sistemas produtivos de base ecológica, visando a produção de café conilon (coffea canephora), no contexto de assentamentos agroecológicos no extremo sul da Bahia.
Resumo
A identificação de princípios técnicos, atuando como diretrizes, para construção de sistema produtivos de base ecológica de café conilon, visa contribuir com o processo de implantação de áreas demonstrativas de produção agroecológica em assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vinculados ao Projeto Assentamentos Agroecológicos. A assimilação destes pressupostos técnicos contribui para a formação do conhecimento agroecológico, é fator imprescindível para sucesso de implantação e manejo destes sistemas de produção alternativos. O trabalho possui como principal ferramenta metodológica a revisão bibliográfica. Foram abordadas seis principais diretrizes, estas são: escolha do cultivar; espaçamento ideal; condicionamento microclimático das mudas; construção de quebra ventos; adubação verde e manejo de plantas espontâneas; uso de culturas anuais e arborização.Referências
LEITE, P.H.M. Construção de sistemas agroflorestais, visando a produção de café conilon (Coffea canephora), em assentamentos agroecológicos no extremo sul da Bahia. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2014.
LOPES, P.R. Caracterização de incidência e evolução de pragas e doenças em agroecossitemas cafeeiro sob diferentes manejos. 2009. 203p. Dissertação (Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2009.
Downloads
Publicado
2016-05-16
Edição
Seção
IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).