Casa das sementes crioulas do Vale do Jaguari: resgate, uso e multiplicação de sementes crioulas no Instituto Federal Farroupilha Câmpus Jaguari, RS
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar as ações junto ao Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica Farroupilha e do projeto Casa das Sementes Crioulas do Vale do Jaguari. Tais propostas representam as principais estratégias do processo de transição agroecológica que ocorre no Instituto Federal Farroupilha Câmpus Jaguari, em Jaguari, RS. Estas ações buscam reforçar a inserção da ciência Agroecologia no ensino profissional e tecnológico agrícola, a partir da constituição de espaços adequados de ensino-aprendizagem, da iniciação científica em produção ecológica e na transformação da realidade local por meio de ações de capacitação técnica em multiplicação e conservação de sementes locais. Ações que mantém o foco no resgate, multiplicação e conservação de sementes crioulas, acreditando ser uma importante ferramenta para a efetivação da manutenção da agrobiodiversidade e soberania alimentar das comunidades da região de abrangência do Câmpus Jaguari.Referências
LEITE, D. L. et al. Agrobiodiversidade como base para sistemas agrícolas sustentáveis para a agricultura familiar. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2011. 20p.
MACHADO, A. T.; SANTILLI, J.; MAGALHÃES, R. A agrobiodiversidade com enfoque agroecológico: implicações conceituais e jurídicas. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2008. 98 p.
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).