Oficinas de Uso de Plantas Medicinais: cultivando a saúde integral e o saber feminino
Resumo
KRIYA é um projeto autônomo que elabora oficinas práticas com o objetivo de promover o resgate de saberes locais quanto ao cultivo e uso de plantas medicinais. Entre 2013 a início de 2015, foram executadas cerca de 20 oficinas sobre ‘Uso caseiro de plantas medicinais’. A maior parte foi executada na Zona da Mata Mineira, em parceria com o CTA-ZM através do projeto “Mulheres e Agroecologia”. Praticamente todas as oficinas foram realizadas com grupos de mulheres, a partir de demandas das comunidades, sendo o principal tema solicitado o fabrico de cosméticos caseiros (desodorante, sabonete, pomada). As oficinas abordaram também os temas: produtos de limpeza ecológicos (sabões, desinfetante, amaciante) e remédios caseiros (pomada, infusões, uso de argilas). Maria Aparecida, participante de uma oficina, resume a percepção das mulheres sobre o tema: “Foram ensinamentos importantes para o bem estar do corpo e da mente. A gente aprendeu coisas boas para e vida e para a saúde e como as receitas são simples dá para fazer tudo”. Outro ponto positivo da oficina, segundo ela, é que os produtos aprendidos podem servir como fonte de renda.Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).