Fruticultores pioneiros em sistema de produção orgânica de maçãs no município de São Joaquim, SC
Resumo
Esta experiência trata de apresentar os fatores que levaram fruticultores do município de São Joaquim, SC a investir na produção orgânica de maçãs, bem como as dificuldades relacionadas a esse sistema de produção e o significado do mesmo para os produtores. A experiência foi realizada com base no diagnóstico rural participativo junto a produtores da Econeve. Os fruticultores consideram-se como pequeno produtor e/ou agricultor familiar na produção de maçãs frente à sociedade. O principal motivo que levaram a optarem pelo sistema de produção orgânico de maçãs foi à preocupação com contaminação de agrotóxicos, para quem produz e consome, além da contaminação ambiental. Os principais problemas encontrados com o manejo orgânico dos pomares foram na dificuldade em controlar pragas e doenças e falta de experiência com cultivos orgânicos.Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).