Teatro do Oprimido como ferramenta de fortalecimento e valorização de produtos e processos agroecológicos na reforma agrária
Resumo
A realização da intervenção teatral foi pensada como método para socialização do trabalho de estágio sobre o diagnóstico das feiras junto aos agricultores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de dois pré-assentamentos (José Martí e Herdeiros da Terra) dentro do Projeto Assentamentos Agroecológicos.Objetivando aproximar a discussão sobre o estudo da comercialização local à realidade dos camponeses, utilizou-se da técnica mais conhecida do teatro do oprimido de Augusto Boal, o teatro fórum. O teatro do oprimido visa fortalecer e formar politicamente os sujeitos oprimidos, por meio da humanização e busca pela superação das opressões. A dinâmica do teatro fórum é uma metodologia muito interessante, pois traz de maneira lúdica a reflexão sobre um tema polêmico e também estimula a participação dos agricultores. Gerando, assim, o debate sobre comercialização nas feiras, bem como intervenções e sugestões visando o fortalecimento e a valorização dos produtos agroecológicos e da reforma agrária.Referências
CANDA, C. N. Teatro-fórum: propósitos e procedimentos. Urdimento, Florianópolis Nº18. p 119-128, março, 2012.
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).