Avaliação da qualidade fisiológica de sementes crioulas de feijão cultivadas no Assentamento Três Irmãos-PB
Resumo
A qualidade fisiológica está relacionada com a capacidade da semente em desempenhar suas funções vitais, caracterizando-se pela longevidade, germinação e vigor. A qualidade da semente é importante para o sucesso do cultivo de qualquer espécie vegetal, pois é a semente responsável por grande parte do rendimento da cultura e representa baixo custo em relação ao custo total da produção. Com base no exposto, teve-se como objetivo avaliar a qualidade fisiológica de sementes crioulas de feijão Costela de Vaca (Vigna unguiculata L). O experimento foi conduzido no Viveiro de Mudas e no Laboratório de Análises Físico-química do IFPB Campus Sousa. As sementes utilizadas nas análises foram adquiridas do banco de germoplasma de sementes crioulas do IFPB Campus Sousa, produzidas por pequenos agricultores familiares do Assentamento Três Irmãos, município de Triunfo-PB. Foram avaliadas as seguintes características: germinação, vigor, umidade, condutividade elétrica. Os testes foram realizados em condições de laboratório e em viveiro telado. Os valores médios obtidos nos testes e análises foram: germinação (96%), vigor (89%), umidade (8,58%) e condutividade elétrica (1,69). Com base na Regra para Análise de Sementes todos os testes realizados demonstraram que as sementes apresentam boa qualidade fisiológica.Downloads
Publicado
2016-05-15
Edição
Seção
IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).