Produção e qualidade fisiológica de sementes crioulas oriundas de banco de sementes de comunidades assentadas no sertão paraibano
Resumo
Diante da grande perda de sementes crioulas por parte da agricultura familiar no Estado da Paraíba, torna-se necessário a instalação de campos de multiplicação de sementes crioulas, como forma de resgate e preservação das mesmas, com o compromisso de devolver as sementes e manter o estoque dos Bancos de Sementes dos agricultores familiares. Com base no exposto, teve-se como objetivo multiplicar e avaliar a qualidade física e fisiológica de sementes crioulas oriundas de banco de sementes no sertão paraibano. O trabalho foi realizado na área experimental do IFPB Campus Sousa. Foram utilizadas sementes de feijão variedade “canção”. Para a implantação do campo de produção de sementes foi utilizado uma área (9,3m x 27,6m). A cultura foi plantada no dia 23/08/2013 e atingiu a estabilização da germinação aos sete dias após o plantio com média de 74,6; 60,6; 65,4; 63,8 e 67,8. A altura das plantas apresentou, em média, maiores valores na fileira F2 (1,49 cm) correspondendo ao maior número de vargens (11,2), seguida da F4 (1,62 cm) com 8,2 vargens; F1 (1,11 cm) com 6,4 vargens e F3 (1,05 cm) com 3,6 vargens. Os resultados indicam relação positiva entre altura da planta e número de vargens por planta, plantas maiores apresentam maior número de vargens. As sementes oriundas do Assentamento Frei Damião Cajazeiras/PB apresentavam qualidade fisiológica preservada e em condições de ser utilizada para produção de novas sementes.Referências
ALMEIDA, P.; CORDEIRO, A. Sementes da Paixão: Estratégia comunitária de conservação de variedades locais no semi-árido, 2ª ed. Esperança, 2002, p.31-55.
DIDONET, A. D. Produção comunitário de sementes: segurança alimentar, desenvolvimento sustentável e cidadania. Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 2007 16 p. (Documentos/Embrapa Arroz e Feijão, ISSN 1678-9644, 213).
Downloads
Publicado
2016-05-15
Edição
Seção
IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).