Piscicultura familiar em reservatório hidrelétrico: o caso da cooperativa mista de pescadores, trabalhadores rurais, urbanos e extrativistas do lago de Tucuruí - PA
Resumo
O estudo analisou a Cooperativa mista de pescadores, trabalhadores rurais, urbanos e extrativistas do lago de Tucuruí (COOPAB) a partir das relações que vem sendo estabelecidas com seus cooperados a fim de gerar informações que expressem a realidade cooperativista desenvolvida na atividade de piscicultura familiar no reservatório da usina hidrelétrica de Tucuruí. A pesquisa de campo foi conduzida no município de Tucuruí, no estado do Pará. Os dados foram obtidos com auxílio de entrevistas semi-estruturadas aplicadas de forma individual e com a presidente da cooperativa. A análise foi baseada no método de estudo de caso. Foi identificado que o baixo nível de execução das decisões, a inatividade de boa parte dos associados e a reatividade de apresentação de sugestões dos cooperados nas reuniões denotam dificuldades a curto prazo na gestão da cooperativa sob a perspectiva operacional e a médio prazo sob a perspectiva participativa. Fatores estes que influenciam sobremaneira o alcance do objetivo da cooperativa que é a auto-gestão do empreendimento aquícola e a geração de renda a partir da atividade de piscicultura.Referências
BRASIL. Instrução Normativa Interministerial n° 6 de 31 de maio de 2004. Disponível em:<http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Legislacao/Instrucao_Normativa/040531_IN_inter_06.pdf>. Acesso em: 3 jan. 2013.
BRABO, F. M.; FLEXA, E. C.; VERAS, C. G.; PAIVA, S. R.; FUJIMOTO, Y. R. Viabilidade econômica da piscicultura em tanques-rede no reservatório da usina hidrelétrica de Tucuruí, estado do Pará. in INFORMAÇÕES ECONÔMICAS, São Paulo, v. 43, n. 3, mai./jun. 2013.
COLEMAN, J.S. 1990. Foundations of social theory. Cambridge, Harvard University Press, 993 p.
ROCHA, G.M. Todos convergem para o lago. Hidrelétrica de Tucuruí: municípios e territórios. Belém: NUMA/UFPA, 2008.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos.
ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).