Mapeamento teórico da agrobiodiversidade crioula no município de Lagoa Bonita do Sul/RS
Resumo
O presente trabalho propõe-se a fazer um mapeamento sobre o estado da arte das culturas e cultivares no município de Lagoa Bonita do Sul, RS. Objetiva-se também descrever as formas de conservação destas culturas pelos agricultores do referido município. Tara tanto, fora usada uma abordagem quantitativa com o uso de questionários fechados. A importância de tal estudo se deve a sua inovação, visto que não há um estudo da arte referente as culturas e cultivares manejadas pelos agricultores neste município. Assim, pode-se perceber a variada gama de culturas existentes nas propriedades dos agricultores entrevistados. As estratégias de conservação destas culturas são outro destaque, as quais auxiliam na autonomia destes.Referências
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Centro Serra – RS – SIT – Sistema de Informações Territoriais. Disponível em < http://sit.mda.gov.br/download/ptdrs/ptdrs_qua_territorio148.pdf> Acesso em 02 de abril de 2015.
KAUFMANN, M. P. Resgate, conservação e multiplicação da agrobiodiversidade crioula: um estudo de caso sobre a experiência dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama (RS). 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo. Ed. Atlas, 1985 Disponível em < http://www.webartigos.com/artigos/conceitos-em-pesquisa-cientifica/10409/#ixzz3YXGjiMAT> Acesso me 12 de março de 2015
Downloads
Publicado
2016-05-15
Edição
Seção
IX CBA 1. Sócio biodiversidade e Território.
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).