Diagnose foliar da consorciação de rúcula e coentro adubados com jitirana em diferentes quantidades e arranjos espaciais
Resumo
O trabalho tem como objetivo determinar a diagnose foliar da consorciação rúcula e coentro adubadas com jitirana em diferentes quantidades e arranjos espaciais. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. O delineamento experimental usado foi em DBC com os tratamentos arranjados em esquema fatorial 4 x 4, com quatro repetições. A folha diagnóstica foi determinada através de amostra aleatória de folhas de rúcula e coentro recém desenvolvidas com aproximadamente 2/3 do ciclo. Na cultura da rúcula houve um aumento nos teores de N com as quantidades crescentes de jitirana até o valor máximo de 37,12 g kg-1 na quantidade de 12,06 t ha-1 de jitirana incorporada, decrescendo em seguida até a incorporação da maior quantidade de jitirana. Para a cultura do coentro houve um aumento nos teores N e P de 7,15 e 0,88 g kg-1, respectivamente, com as quantidades crescentes de jitirana, observando-se os valores máximos de 24,76 e 7,11 g kg-1 na quantidade de 16,2 t ha-1 de jitirana. Não se observou qualquer diferença significativa entre os arranjos nas quantidades 5,4 e 9,0 t ha-1 de jitirana adicionada ao solo.Referências
FERREIRA, D. F. Sistema SISVAR para análises estatísticas: Manual de orientação. Lavras: Universidade Federal de Lavras/Departamento de Ciências Exatas, 2000. 37p. Martinez, H. E. P.; Carvalho, J. G.; Souza, R. B. Diagnose foliar. In: Ribeiro, A. C.; Guimarães, P. T. G.;Alvarez V. V. H. Recomendações para uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais (5ª aproximação). Viçosa: Comissão de Fertilidade do Solo do Estado de Minas Gerais, 1999. p.143- 168. Oliveira, S. A. Análise foliar. In: Sousa, D. M. G.; Lobato, E. (ed). Cerrado: Correção do solo e adubação. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2004. p.245-256. TRANI, P. E.; RAIJ. B. Van. Hortaliças. In: RAIJ. B. Van; CANTARELLA, H.; QUAGGIO, J. A.; FURLANI, A. M. C. Recomendações de adubação e calagem para o estado de São Paulo. 2 ed. Campinas: IAC, 1997. p.157-186. (Boletim técnico 100). Taiz, L.; Zeiger, E. Fisiologia vegetal. Porto Alegre: Artmed, 2009. 848p. JANDEL SCIENTIFIC. Table curve: curve fitting software. Corte Madera, CA: Jandel Scientific, 1991. 208p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).