Superando o difusionismo: Desafios da formação de extensionistas para uma extensão rural agroecológica
Palavras-chave:
educação, extensão rural, agroecologia,Resumo
O presente artigo se propõe a analisar os desafios atuais da formação de extensionistas que atuam nas entidades de extensão rural que vem colocando em prática projetos propostos no âmbito das chamadas públicas de agroecologia realizadas pela Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. A partir da análise de uma proposta educativa concreta, concluiu-se que, apesar dos avanços em termos de política pública, ainda há desafios a serem enfrentados por educadores e extensionistas.Referências
AGUIAR, M. V. de A. Educação e Agroecologia - que formação para a sustentabilidade? Revista Agriculturas, v. 7, nº 4, pp. 4-6, dez 2010.
AGUIAR, M. Virginia de A. Educação em Agroecologia: pontos para o debate a partir da experiência do Núcleo de Agroecologia e Campesinato da UFRPE. Brasília, MDA, 2014 (no prelo).
ALTIERI, M. Agroecologia. As bases científicas da agricultura alternativa. Rio de Janeiro: ASPTA, 1989.
ANA. Detalhamento de algumas ações prioritárias para a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. [Rio de Janeiro, 2012]. Disponível em www.agroecologia.org.br/index.php/publicacoes/temas-prioritarios/politicas-publicas-com-enfoque-agroecologico/ana-detalhamento-de-algumas-aes-prioritarias-pnapo-doc/download.
AZEVEDO, T. Rede ATER/NE se reúne para atividade de formação sobre agroecossistemas camponeses. Cetra, 2014. Disponível em www.cetra.org.br /noticia/164-rede-ater-ne-se-reune-para-atividade-de-formacao-sobre-agroecossistemas-camponeses.
BOURGEOIS, A. O estabelecimento agrícola visto como sistema. In: REYNAL, V. de, MUCHAGATA, M. G., CARDOSO, A. (Orgs.). Funcionamento do Estabelecimento Agrícola. Belém: DAZ/NEAF/UFPA, 1995. (Apostila do curso de especialização em Agriculturas Familiares Amazônicas e Desenvolvimento Agro-ambiental).
CAPORAL, F. R. Bases para uma nova Ater pública. Revista Extensão, n°10, Jan/Dez 2003.
CONWAY, G. R. Análise participativa para o desenvolvimento agrícola sustentável. RJ: ASPTA, 1983.
REDE ATER NORDESTE. Proposta de caracterização dos agroecossistemas nas Chamadas de Ater-Agroecologia. [Rio de Janeiro, 2014]. 10p.
THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).