Políticas públicas em assentamentos rurais no sul do Amazonas: Projeto de Assentamento Matupi
Resumo
A implantação de políticas públicas em assentamentos contribui para a permanência das famílias no campo gerando o desenvolvimento rural. Torna-se necessário identificar as principais áreas de atuação das políticas públicas implantadas no PA Matupi. Foram realizadas pesquisas em sites como do Instituto de Colonização e Reforma Agrária e no Ministério de Desenvolvimento Agrário, visitas a órgãos como o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Sustentável do Amazonas – IDAM, Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas – IDESAM e Instituto de Colonização e Reforma Agrária - INCRA. Os agricultores possuem acesso a crédito via PRONAF e políticas voltadas à infraestrutura como o Programa Luz Para Todos. O Cadastro Ambiental Rural vem contribuindo para a conservação do meio ambiente neste assentamento. O aprimoramento de políticas voltadas para a educação e saúde nesta unidade contribuirá para o contínuo desenvolvimento do assentamento.Referências
LE TOURNEAU, F. M. L; BURSZTYN, M. Assentamentos rurais na Amazônia: contradições entre a política agraria e a política ambiental. Campinas, v. 3, n. 2, p. 15-21, 2010.
NETO, A. O. C. Políticas Públicas nos assentamentos do município de Esplanada-BA: uma avaliação preliminar. In: Anais XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária, Minas Gerias. 2012.
SILVA, V,V; Impactos das atividades produtivas na dinâmica da paisagem do Assentamento Matupi, estado do Amazonas. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, escola Superior de agricultura “Luiz de Queiroz”, Centro de Energia Nuclear na Agricultura. Piracicaba, 2012.
SIPRA - MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário. Instituto de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. Projetos de Reforma Agrária Conforme Fases de Implementação, Brasília 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).