Análise das propriedades químicas de um solo em relação aos diferentes usos e manejos em uma propriedade rural familiar no sudeste do Pará

Autores

  • Érica Micaelli de Jesus e Silva UNIFESSPA- Universidade Federal do sul e Sudeste do Pará
  • Thiago Paixão da Silva UNIFESSPA- Universidade Federal do sul e Sudeste do Pará
  • Thais Esllem Silva Matos UNIFESSPA- Universidade Federal do sul e Sudeste do Pará
  • Ismael Alves Amorim UNIFESSPA- Universidade Federal do sul e Sudeste do Pará
  • Alyssandra Lima de Aquino UNIFESSPA- Universidade Federal do sul e Sudeste do Pará
  • Andrea Hentz de Mello UNIFESSPA- Universidade Federal do sul e Sudeste do Pará

Resumo

O presente trabalho objetivou relacionar as técnicas de manejo adotas pelo produtor com a capacidade de um solo de fornecer nutrientes às plantas em uma específica propriedade agrícola familiar no Assentamento Alegria, Marabá-PA. Tendo como pressuposto o manejo do solo e as atividades adotadas para fornecer ao solo e posteriormente a cada área analisada: Pastagem, Mandiocal e Floresta secundária, destacando-se a fertilidade do solo e as propriedades químicas existentes Os resultados demostram que não houve diferença de potencial químico significativa para as três parcelas analisadas apontando o Alumínio com um valor alto para as glebas de Pastagem e o Mandiocal e valor médio para a gleba da Floresta secundária, caracterizando como um solo ácido e de baixa fertilidade.

Referências

BAENA A.R.C.; RODRIGUES T.E., Sistema de Produção da Pimenteira-do-reino

Disponível em:<http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Pimenta/PimenteiradoReino/paginas/solos.htm>. Acesso em: 07 Mai. 2014.

FILHO, M.P.B., Calagem Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia4/AG01/arvore/AG01_87_1311200215104.html Acesso em: 06 Mai. 2014.

LEMOS, R.C. Manual de descrição e coleta de solo no campo. In R.C. Lemos e R.D dos Santos. 3ª Ed. Campinas. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1996.

LEPSCH, I. F.; et al. Manual para levantamento utilitário do meio físico e classificação de terras no sistema de capacidade de uso. 4ª aproximação. Campinas: SBCS, 1991, 175p.

SOUZA L.S., SILVA J., SOUZA L.D. Recomendação de Calagem e Adubação para o Cultivo da Mandioca. Disponível em: www.cnpmf.embrapa.br/publicacoes/comunicados/comunicado_133.pdf

Acesso em: 07 Mai. 2014.

WADT, P.G.S., et al. Práticas de Conservação do Solo e Recuperação de Áreas Degradadas. Disponível em: < http://iquiri.cpafac.embrapa.br/pdf/doc90.pdf> Acesso em: 06 Mai. 2014.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2