Desempenho produtivo de cultivares de morangueiro em sistema de base ecológica
Resumo
A produção orgânica tem ganhado destaque como alternativa para o sistema convencional de cultivo de morangueiro. O objetivo do trabalho foi avaliar a produtividade de cultivares de morangueiro em sistema orgânico. Mudas provenientes da Argentina foram espaçadas 0,3 m entre plantas e linhas, com três linhas por canteiro e 15 plantas por parcela. Foram avaliadas sete cultivares, sendo duas de ‘dia curto’ (‘Camarosa’ e ‘Camino Real’) e cinco de ‘dia neutro’ (‘Aromas’, ‘Albion’, ‘Monterey’, ‘Portola’ e ‘San Andreas’). Pode-se concluir que ‘Camino Real’, se destaca das demais em relação à Massa de Frutas Total e Comercial por planta (MFC) e a Massa Média de Frutas (MMF). Por outro lado ‘San Andreas’ demonstrou uma produção mais tardia, sugerindo ser uma boa alternativa para estender a oferta de morangos no mercado.Referências
ANUÁRIO BRASILEIRO DA FRUTICULTURA 2013. Santa Cruz do Sul: Editora Gazeta Santa Cruz, 2013. 136 p.
ANVISA. PROGRAMA DE ANÁLISE DE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS (PARA) - RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE 2011 E 2012: Gerência-Geral de Toxicologia. Brasília, Out. de 2013.
FRANQUEZ, G. G. Seleção e multiplicação de clones de morangueiro (Fragaria x ananassa Duch.). 2008. 118p. Tese (Doutorado em Agronomia). Centro de Ciências Rurais. Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo agropecuário. Rio de Janeiro, 2006. 146p.
PEEL, M. C.; FINLAYSON, B. L.; MCMAHON, T. A. Updated world map of the Köppen-Geiger climate classification. Hydrology and Earth System Sciences, v.11, p.1633–1644, 2007.
RADIN B; LISBOA BB; WITTER S; BARNI V; REISSER JUNIOR C; MATZENAUER R; FERMINO MH. 2011. Desempenho de quatro cultivares de morangueiro em duas regiões ecoclimáticas do Rio Grande do Sul. Horticultura Brasileira 29: 287-291.
SANTOS, H. G. et al. Sistema brasileiro de classificação de solos. 2. ed. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2006. 306 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).