Caracterização da variabilidade genética entre populações de cebola do sul do Brasil
Resumo
As cultivares crioulas de cebola possuem características agronômicas e nutricionais diferenciadas e formam um valioso germoplasma que vem sendo reduzido pela substituição das cultivares locais por modernas que possuem uma base genética mais estreita. Para atuar na preservação de recursos genéticos de cebola, a Embrapa Clima Temperado possui desde 1979, um banco ativo de germoplasma (BAG) de cebola. Com o objetivo de conhecer a diversidade genética presente no BAG e ampliar o germoplasma a ser utilizado comercialmente, os acessos têm sido caracterizados. O trabalho objetivou estimar a variabilidade genética entre populações de cebola. Bulbos de 11 acessos do BAG de cebola foram avaliados quanto ao peso, altura, diâmetro, largura do pescoço, formato, coloração, tonalidade da cor de fundo, espessura e aderência da pele seca, coloração das escamas interiores e quantidade de pontos vegetativos. Os caracteres avaliados foram suficientes para diferenciar as populações de cebola estudadas.Referências
LEITE, D L. Melhoramento genético de cebola. In: BARBIERI, R. L. (Ed.). Cebola: ciência, arte e história. 2. Ed. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2007. p. 79-113.
Downloads
Publicado
2016-05-15
Edição
Seção
IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).