Diagnóstico sócio econômico, ambiental e físico conservacionista do assentamento Oziel Pereira Remígio – PB
Resumo
Os assentamentos desempenham importante papel no âmbito social, econômico e ambiental. O trabalho teve como objetivo caracterizar e analisar as condições sócio ambientais, econômicas e físico-conservacionistas do assentamento Oziel Pereira em Remígio, PB. Foi utilizado questionários desenvolvidos pelo professor Baracuhy que aborda esses fatores. Os resultados obtidos apontam o baixo nível de escolaridade dos assentados, moradia e alimentação de boa qualidade, carência de assistência técnica e a falta de crédito rural. Assim, notou-se que a produção agrícola local é um fator limitante para o desenvolvimento e isso pode ser explicado pela carência de assistência técnica e falta de credito rural.Referências
BERGAMASCO, Sonia Maria Pessoa Pereira; NORDER, Luiz Antonio Cabello. O que são assentamentos rurais? São Paulo, Brasiliense, 1996 (coleção Primeiros Passos, 301).
CARVALHO, S. P.; FERREIRA, G. A.; MARIN, J. O. B.; VARGAS, F.; BELO, A. F.C. F.; MENDONÇA, D. C. Reforma agrária: a realidade de um assentamento rural. Campo Território: Revista de Geografia Agrária, Uberlândia, v. 4, n. 8, p. 67-97,2009.
INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA – INCRA. Pesquisa confirma que reforma agrária é um instrumento de combate à pobreza. Jornal. Publicação Especial do INCRA, ano 1, no. 2. Dezembro, 2010.
Downloads
Publicado
2016-05-15
Edição
Seção
IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).