A Relação Entre Agroecologia E Educação Do Campo Na Perspectiva Da Transição Agroecológica Escolar
Resumo
Este estudo traz algumas considerações sobre como a Educação em Agroecologia vem sendo planejada e efetivamente realizada no espaço escolar de educação básica. O objetivo foi compreender e diagnosticar os desafios e possibilidades para o ensino da Agroecologia em uma Escola do Campo do município de Araras - São Paulo/Brasil. Utilizou-se a metodologia de pesquisa - ação - participativa. O processo pedagógico de planejamento, inserção e consolidação do ensino da Agroecologia vem se deparando com inúmeras dificuldades que comprometem e inviabilizam o seu desenvolvimento dentro do espaço escolar. A tendência à padronização, homogeneização e fragmentação do trato pedagógico acentua conflitos conceituais e incompatibilidades entre o ensino da Agroecologia e o ensino agrário convencional. Os resultados deste estudo sinalizam a necessidade de se refletir e buscar a Transição Agroecológica Escolar.Referências
ARROYO, M. G. Formação de Educadores e Educadoras do Campo. Brasília: MEC, 2004.
CAMPOS, M. L. Escolas no campo : desafios e possibilidades para o ensino da Agroecologia e educação ambiental em Araras (SP) Dissertação (Mestrado) -- Universidade Federal de São Carlos, 2014.
GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. - 4. ed. - Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2007.
MORALES, G. B. Diagnóstico Escolar Participativo: Olhares e propostas para uma educação ambiental crítica. Brasília:UNB - Universidade Federal de Brasília, 2013.
VERDEJO, M. E. Diagnóstico rural participativo: guia prático DRP/ por Miguel Exposito Verdejo, revisão e adequação de Décio Cotrim e Ladjane Ramos. - Brasília: MDA / Secretaria da Agricultura Familiar, 2006
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).