Análise do perfil social, econômico, ambiental e físico conservacionista do assentamento Logradouro Campina Grande - PB
Resumo
O objetivo desse trabalho foi diagnosticar e avaliar os fatores sociais, econômicos, ambientais e físico-conservacionista, do assentamento Logradouro, Campina Grande – PB. Os dados foram obtidos através de um questionário desenvolvido pelo professor Baracuhy, abordando esses fatores, sempre levando em consideração as observações feitas no local. Os resultados obtidos revelam baixo nível de escolaridade dos chefes de família e até mesmo no núcleo familiar, que a moradia dos assentados tem boa qualidade física e sanitária, a renda da família é considerada baixa, alimentação bastante variada, a produtividade agrícola é considerada média, sendo esse assentamento carente em assistência técnicaReferências
BERGAMASCO, S. M. P. P. A realidade dos assentamentos rurais por detrás dos números. Estudos avançados, São Paulo, v. 11, n. 31, p. 37-49, 1997.
HOGAN, J.D; CARMO, L.C.do; ALVES, H.P; RODRIGUES, I.A. Sustentabilidade no Vale do Ribeira (SP): Conservação Ambiental e Melhoria das Condições de Vida da População. Ambiente e Sociedade – Ano II – NºS 3 e 4, 1999.
INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Reforma agrária. Disponível em: < http://www.incra.gov.br>. Acesso em: 07 abril 2015.
SANTOS, E. G.; OLIVEIRA, F. G. Resíduos sólidos no meio rural: o caso do
assentamento Queimadas no município de Remígio/PB. In: Congresso Paraibano de gestão do lixo, 1., 2009, Campina Grande. Anais... Campina Grande: UEPB, 2009.
SAUER, S. Reforma agrária e geração de empregos no meio rural. São Paulo: ABET. 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).