Avaliação de doses de misturas de materiais orgânicos na produção de café em Araponga Minas Gerais

Autores

  • Paulo César de Lima Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
  • Paulo Roberto Pereira Silva Fapemig/ EPAMIG
  • Carlos Henrique da Silva Almeida CBP&D Café/ EPAMIG
  • Waldênia de Melo Moura Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
  • Elem Fialho Martins Fapemig/ EPAMIG

Resumo

Uma importante questão levantada por agricultores das Matas de Minas em prospecções de demandas realizadas pela EPAMIG relaciona-se às práticas de adubação em sistemas orgânicos, que estão entre as principais dificuldades para o cultivo de café. Em função disso esse trabalho teve por objetivo avaliar doses de misturas de materiais orgânicos obtidas de materiais indicados pelos agricultores familiares para adubação de cafeeiros. Foram instalados dois experimentos em propriedades familiares no município de Araponga, sendo testadas duas misturas de materiais orgânicos indicadas por eles, em doses correspondentes a 50, 150, 300 e 600 kg de N/ha, em delineamento experimental em blocos casualizados com três repetições. Foram analisados os materiais empregados e os solos dos cafeeiros. Realizaram-se análises de regressão em função de dose. As produtividades médias obtidas pelas duas misturas de materiais orgânicos variaram entre as colheitas de 2013 e 2014.

Biografia do Autor

Paulo César de Lima, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

EPAMIG/ Unidade Regional da Zona da Mata, Pesquisador Solos e Nutrição de Plantas.

Waldênia de Melo Moura, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

EPAMIG/ Unidade Regional da Zona da Mata, Pesquisador Solos e Nutrição de Plantas.

Referências

LIMA, P. C.; MOURA, W. M.; et al. Pesquisas para Produção de Café em Sistemas Orgânicos e Agroecológicos. Informe Agropecuário (Belo Horizonte). , v.35, p.58 - 66, 2014.

INMET. INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA. http://www.inmet.gov.br/projetos/rede/pesquisa/gera_serie_txt_mensal.php?&mRelEstacao=83642&btnProcesso=serie&mRelDtInicio=01/08/2012&mRelDtFim=31/07/2014&mAtributos=,,,,,,,,,1, Acesso em 27 de fevereiro de 2015.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>