Nível de conhecimento e aceitabilidade de alimentos transgênicos nos municípios de Sumé e Taperoá- PB
Resumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento e aceitabilidade dos os alimentos transgênicos da população dos municípios de Sumé e Taperoá - PB. Adotou-se como ferramenta metodológica a aplicação de questionário para uma amostra de 30 pessoas/município. Os resultados apresentados demonstram que a maioria da população dos dois municípios acredita que existem produtos transgênicos sendo comercializados no Brasil, porém na cidade de Sumé 63% dos entrevistados sabem o significado de alimentos transgênicos e 47% aceitam seu consumo, em Taperoá 67% desconhecem o significado e 43% não aceitam seu consumo. Deste modo, a população entrevistada, apesar de pertencer a uma mesma região, mostra comportamentos e opiniões divergentes sobre a temática.Referências
CIB. Centro de Informação de Biotecnologia. Guia- O que você precisa saber sobre transgênicos. 2012. 20 p. Disponível em: < http://cib.org.br/wp-content/uploads/2012/08/Guia_Transgenicos_2012.pdf>. Acesso em: 31 mar. 15. 16:05:50
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Disponível em:<http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=251650&search=paraiba|taperoa> . Acesso em: 03 abril 15, 21:10:30.
MENDONÇA, A. C. C. Transgênicos: opinião de professores e alunos de nível médio da área de nutrição. 2005. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola Superior de Agricultura, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2005.
MENDONÇA, D. A. et al. Conhecimento e atitude dos consumidores em relação aos alimentos transgênicos em Glória de Dourados, MS. Cadernos de Agroecologia, v. 7, n. 2, p. 1-6, 2012.
SCARE, R. F.; ORATI, R.; HARTUNG, K. Conhecimento e comportamento de compra em relação a alimentos transgênicos: um estudo exploratório e comparativo com consumidores brasileiros. In: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 45., 2007, Londrina. Anais... Londrina: UEL, 2007. p. 1-17
SCHAPALLIR, D. G. Transgênicos: Consumir ou não consumir? 2010. 22 p. Projeto (Apresentado ao Programa de Desenvolvimento Educacional) Secretária Estadual de Educação do Estado do Paraná, Santa Mariana, 2010.
SOUZA, M. V. F.; HOSSNE, W. S. Opinião de alunos de graduação em nutrição sobre alimentos transgênicos. Bioethikos, Centro Universitário São Camilo, v. 4, n. 4, p. 412-422, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).