Experiências agroecológicas no cultivo de mandioca no projeto de assentamento são domingos no município de mâncio lima, acre
Resumo
Resumo: O sistema agroecológico adotado na comunidade tradicional do assentamento são domingos, é um modelo praticado de base familiar com uso de plantio direto, consorciamento de cultura com leguminosas, técnica de pousio e uso de preparados orgânicos. Os produtores possuem experiência centenária na fabricação artesanal de farinha de mandioca, a qual vem se destacando pela adição de boas práticas na manipulação de alimentos. As comunidades formadas por ribeirinhos, ex-seringueiros, com forte herança indígena, tem como base da segurança alimentar a farinha de mandioca. Com a ação da ATER a comunidade tem buscado agregação de valor aos seus produtos observando os princípios de higiene e biossegurança alimentar pelo uso de casas de farinha com layaut funcional e embalagem que facilite a comercialização, segurança e rastreabilidade dos seus produtos, com respeito a experiência e o conhecimento tradicional que são os elementos de agregação de valor a conhecida “ farinha de cruzeiro do sul”. Palavras Chaves: agroecológico; Fabricação de Farinha; Boas práticas.Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).