Um modelo de precificação para políticas públicas de promoção da Agroecologia
Resumo
A formulação de políticas públicas que possam se contrapor de forma economicamente eficiente ao intenso processo de exclusão social sofrido pelos camponeses representa um dos maiores desafios ao campo da Agroecologia. Neste sentido, para assegurar um efetivo processo de transição agroecológica, a garantia de preços adequados à agricultura camponesa deve incluir instrumentos que proporcionem um controle efetivo dos preços dos insumos de origem industrial. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar um modelo para definir preços de produtos e de insumos que possam induzir a adoção de tecnologias de cunho agroecológico, sem provocar o surgimento de rendas diferenciais. Os resultados obtidos evidenciam claramente a possibilidade da fixação de preços, por meio de políticas públicas, de produtos e de insumos de forma a promover uma transição agroecológica tecnicamente exequível, economicamente eficiente e socialmente justa.Downloads
Publicado
2016-05-16
Edição
Seção
IX CBA 6. Políticas Públicas.
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).