As palmeiras como indicadoras de sustentabilidade para populações amazônicas
Resumo
O estudo teve como objetivo conhecer os usos de palmeiras e respectivas partes usadas por populações amazônicas. As informações foram obtidas a partir do inventário florístico realizado em uma floresta de várzea no estado do Pará e os usos e as partes usadas em bibliografias especializadas. Os usos foram distribuídos em oito categorias de análise. Os resultados mostraram que a ornamentação correspondeu a 16%, artesanato/utensílios (14%), alimentação/construção (13%), Comércio (12%), fins medicinais (11%) e produção de combustível (7%). 15 espécies fornecem todas as partes vegetativas. As espécies fortalecem a relação homem e floresta quanto às possibilidades econômicas, sociais e de melhoria de qualidade de vida.Downloads
Publicado
2016-05-16
Edição
Seção
IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).