Sistema Agroflorestal em bases agroecológicas: um estudo sobre a viabilidade econômica e os benefícios ambientais em uma propriedade no estado de Mato Grosso do Sul.
Palavras-chave:
Agronegócio, sustentabilidade, uso da terraResumo
O objetivo deste artigo é apresentar um estudo sobre a viabilidade econômica e os benefícios ambientais de um Sistema Agroflorestal (SAF), em uma propriedade agrícola no município de Dourados, MS. A partir da entrevista com o produtor e observação in loco, foram levantadas as culturas plantadas e apurados os custos referentes à implantação, manejo e comercialização das espécies cultivadas, considerando apenas o limão Taiti e o palmito pupunha. Os principais resultados apontam que o sistema agroflorestal acarreta benefícios ambientais na propriedade como a supressão de adubos químicos, agrotóxicos, entre outros. Entretanto, a análise econômica demonstrada através do Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR), ferramentas utilizadas para análise de investimentos, se mostrou inviável do ponto de vista econômico até o momento, evidenciando a necessidade de cultivos de ciclo curto desde o início do sistema para fins de geração de renda.Downloads
Publicado
2015-02-22
Edição
Seção
AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).