CARACTERÍSTICAS MORFOFENOLÓGICAS DE IMPLANTAÇÃO DE VIDEIRAS (VITIS VINIFERA) EM SISTEMA DE PRODUÇÃO ORGÂNICA NA FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
O objetivo deste trabalho foi obter informações técnicas sobre a implantação de um vinhedo sob sistema orgânico nas condições edafoclimáticas da região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. O trabalho foi conduzido na PUCRS – FZVA, Campus Uruguaiana, utilizando-se oito cultivares de videira (Vitis vinifera), Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Muscat Alexandr, Marselan, Arinarnoa e Alicante, enxertadas em SO4, 3309 Couderc, 1103 Paulsen, SO4, 140 Rugger, 110 Richter, SO4 e SO4 respectivamente. Os dados obtidos foram avaliados ao longo do crescimento e desenvolvimento vegetativo das videiras em quatro épocas diferentes (out/02, jan/03, março/03 e abril/03). Dentro do manejo utilizado observou-se uma maior adaptação das cultivares Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc em relação aos itens avaliados, como diâmetro de caule, crescimento medido pela altura das plantas, índices foliares e relação folha sadia/doente. Palavras chaves: videira, sistema orgânico, agroecologiaDownloads
Publicado
2006-11-12
Edição
Seção
Resumos dos Congressos Brasileiros de Agroecologia
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).