Biomassa microbiana do solo cultivado com feijoeiro em sucessão ao milho consorciado com leguminosas
Palavras-chave:
Phaseolus vulgaris, plantio direto, qualidade do solo, bioindicadoresResumo
Os atributos biológicos do solo têm a capacidade de medir o seu nível de desequilíbrio, dentre eles destacam-se C e N da biomassa microbiana. O trabalho teve como objetivo avaliar a atividade microbiana do solo cultivado com feijoeiro em sucessão ao milho consorciado com leguminosas. O trabalho foi realizado no município de Glória de Dourados, MS, num solo classificado como Argissolo Vermelho, textura arenosa. Os tratamentos foram constituídos de cultivo do feijoeiro em sucessão: ao monocultivo de milho; ao milho consorciado com feijão de porco; ao milho consorciado com crotalária; ao milho consorciado com mucuna preta; ao milho consorciado com guandu anão; ao milho consorciado com feijão caupi, comparados a uma área com vegetação nativa. O carbono da biomassa e a atividade microbiana foram avaliados pelo método de fumigação-extração e repirometria, respectivamente.O cultivo de feijão em sucessão ao milho consorciado com leguminosas favorece o desenvolvimento da atividade microbiana do solo.Downloads
Publicado
2015-02-22
Edição
Seção
AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).