Plantas Medicinais Cultivadas pelos Agricultores da Cooperativa Agropecuária dos Produtores Familiares Irituienses - Irituia-PA
Palavras-chave:
Base ecológica, nordeste paraense, agricultura familiar, fitoterapia.Resumo
O município de Irituia, no nordeste paraense, destaca-se pela adoção de práticas agrícolas sustentáveis em seus sistemas de produção. Os agricultores familiares filiados à Cooperativa D' Irituia seguem princípios norteadores para uma agricultura de base ecológica, valorizando e preservando os recursos naturais, a saúde humana e animal. Esta pesquisa realizou, entre janeiro e fevereiro de 2014, um levantamento da diversidade de plantas medicinais cultivadas em sistemas de base ecológica por agricultores familiares da Cooperativa D' Irituia. A pesquisa utilizou entrevistas guiadas por questionários previamente estruturados. Do universo pesquisado, 100% dos agricultores responderam que cultivam plantas medicinais, sendo relatadas 32 espécies, todas utilizadas para tratar patologias humanas e animal.Downloads
Publicado
2015-02-22
Edição
Seção
AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).