Extratos de Nim (Azadirachta indica A. Juss) no tratamento de sementes de vinagreira (Hibiscus sabdariffae, L.)
Palavras-chave:
Controle alternativo, efeito fungitóxico, extratos vegetais, patologia de sementes.Resumo
O trabalho objetivou avaliar o efeito de extratos de Nim no tratamento de sementes de vinagreira. O experimento foi conduzido no Laboratório de Fitopatologia, da Universidade Estadual do Maranhão. Para o teste de sanidade as sementes foram desinfestadas e incubadas, realizando-se o levantamento dos fungos. Para o tratamento das sementes utilizou-se três extratos: hidro alcoólico (500 ml de água + 500 ml de álcool a 92,8% + 200 g de folhas), extrato por infusão (1 L de água a 100º C + 200 g de folhas) e extrato aquoso (120 ml de água + 30 g de folhas). Foram plaqueadas e incubadas. Ao final desse período, efetuou-se a quantificação dos fungos. Os resultados obtidos mostram que, as sementes de vinagreira apresentam micoflora diversificada, destacando-se Colletotrichum gloeosporioides. O extrato hidro alcoólico proporcionou maior controle dos fitopatógenos. Portanto, fungos quando relacionados às sementes afetam a germinação, provocando falhas no stand e sérios prejuízos à agricultura.Downloads
Publicado
2015-02-22
Edição
Seção
AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).