Controle alternativo de caruncho do bambu (Dinoderus minutus - Fabricius, 1975, Coleóptera: Bostrichidae) à base de extratos vegetais
Palavras-chave:
Nim, Barbatimão, Proteção vegetal, Bromo.Resumo
O objetivo da pesquisa foi avaliar a eficiência de extratos vegetais de Nim (Azadirachta indica A. Juss) e Barbatimão (Stryphnodendron obovatum Benth) na proteção do bambu contra o ataque do caruncho (Dinoderus minutus). Taliscas de Bambusa vulgaris var.vittata foram imersas nos extratos, sendo comparadas com taliscas tratadas com Bromo nas mesmas condições e como controle negativo taliscas ausentes de tratamento. As taliscas foram dispostas em arena acrílica com 100 insetos colocados ao centro, proporcionando as mesmas condições de ataque. A diferença de massa inicial e final das taliscas resultou o ataque dos insetos, mostrando que os tratamentos com extratos vegetais e Bromo não diferiram significativamente (Bromo 0,36 g, Barbatimão 0,43 g, Nim folha 0,48 g e fruto 0,51 g). Para o controle negativo o consumo apresentou-se maior, sendo de 1,28 g. assim o uso de extratos etanólicos de Nim e Barbatimão tornam-se uma alternativa sustentável para a conservação pós-colheita de bambus.Downloads
Publicado
2015-02-22
Edição
Seção
AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).